quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Pseudo Off-roads

    Para quem não tinha certeza se ia postar alguma coisa ainda esse ano, estou postando coisa demais... Enfim, estava no Orkut nas comunidades da Quatro Rodas e da Auto Esporte quando eu achei um tópico que eu fiz faz tempo, chamado de "Receita para um off-road". Vou postar o que escrevi na época (o link, para quem quiser, é http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=324881&tid=5360433431015214972&kw=receita+offroad ):


"1º Do lado de fora, eleve um pouco a suspensão, coloque um rack no teto do carro, quebra-mato na frente, uns plásticos pela lataria, fárois de neblina e/ou de milha, pneus de uso misto e , se possível, o estepe na tampa do porta-malas
2º No interior do carro, coloque os equipamentos da versão top de linha do carro normal;
3º Coloque um nome diferente, que chame a atenção do publico,;

Algumas marcas tambem colocam máscara negra nos faróis e colantes com o nome do carro na lataria e, de vez em quando, algum equipamento como o Locker da fiat (que não funciona como o esperado).

É simples de fazer, quase todas as marcas fazem isso e vende bastante, e embora mais caras que as versões normais, geralmente mais de 50% das vendas de um carro é da versão aventureira."



    Vou dar alguns exemplos: linha Adventure da Fiat (Palio, Strada, Idea, Doblò), Mille Way, Crossfox, Sandero Stepway, C3 XTR, Fiesta Trail, EcoSport (embora tenha opção de 4x4, não serve para o uso pesado), Agile Sunny e 207 SW Escapade, são alguns, se não todos, que estão em linha, e existem vários que já não são fabricados, como, por exemplo,  o Celta Off-Road.

    As montadoras investem muito na criação desses carros pois, mesmo não conseguindo enfrentar o off road pesado, vendem muito. Não precisa de muita coisa para isso: uns plásticos espalhados pela carroceria, um nome diferente, máscara negra, faróis de neblina e/ou milha em destaque, suspensão um pouco elevada, bons equipamentos de série e algum equipamento diferente, como o Locker da Fiat, que, em algumas situações, tira você do sufoco, mas nem todas.

    Ele funciona assim: quando você está com o carro com uma roda no ar, você aperta um botão (no caso um escrito ELD) e a força do motor é transmitida para a roda que está no solo. Muitos pensam que ele é 4x4, ou seja, tem tração nas quatro rodas, mas tem tração dianteira. Uma coisa ruim é que ele funciona só até 20 km/h, por questões de segurança, mas, para passar em lamaceiros, por exemplo, precisa-se de velocidade maior do que 20 km/h. Ou seja, não pense que você está em um jipe. Nem na linha Adventure nem nos outros mencionados, pois não tem tração integral. O único que tem é o EcoSport, mas o sistema é simples. Alguns carros que tem ou tinham, pis já não são fabricados, são carros como Chevrolet Tracker, Suzuki Jimny e Mitsubishi TR4, e muitos outros, mas mais caros. Os que são 4x4 tem as siglas 4WD (4 Wheel Drive) ou AWD (All Wheel Drive).

    Uma coisa que faz muito sucesso é o estepe na tampa do porta-malas, o que facilita a troca do pneu e dá um ar mais aventureiro ao carro. Isso estreou no EcoSport, e vem sendo copiado desde então. No lançamento do novo Crossfox, a VW tirou o estepe da coluna C e agora o suporte está na estrutura interna do para-choque traseiro. Agora não precisa segurar o estepe em descidas, por exemplo, pois instalaram uma mola à gás que impede de o estepe voltar e facilita a abertura do porta-malas.
    Pelo menos nesse caso levantaram um pouco a suspensão, pois em alguns casos nem isso, como Agile Sunny, Fiesta Trail e C3 XTR, o que indica pouca disposição para o fora de estrada. Em compensação, na Strada Adventure, por exemplo, tem 17 cm de espaço entre o carro e o chão. Alguns carros desses vem de série ou opcional, como o CrossFox, os pneus de uso misto. São bons em trilhas e estradas de terra, mas fazem barulhos em rodovias.

    Geralmente, mas nem sempre, esse tipo de carro vem bem equipado de série, com os equipamentos da versão intermediária ou top de linha, e algumas coisas a mais, como, por exemplo, a bússola e os inclinômetros que vem de série na linha Aventure.
    De acordo com a VW, esses carros são para jovens que gostam da natureza mas não precisa ter contato com ela. Então, para atrair os jovens, algumas montadoras oferecem alguma coisa diferente, como fez a Renault com o Sandero Stepway: ofereceu colantes de diversos tipos para personalizar o carro.
    Muitos não gostam desse tipo de carro, principalmente os Adventures (até tem apelido: PlásticAdventures) por terem o visual muito carregado pelos plásticos e outras perfumarias. Mas muitos outros gostam desses carros, principalmente os mais altos, porque gostam justamente da altura do carro. O público que mais gosta disso é o feminino, que gostam de ficar no alto. Essa altura, além de ajudar um pouco no fora de estrada, é bom no dia a dia para passar em buracos e lombadas (ou quebra-molas) sem arranhar o para-choque ou bater a parte de baixo do carro.

    Para você que gosta e quer um, prepare o bolso, pois geralmente são caros (a não ser que você opte pelo Mille Way) e, em suas versões top de linha, chegam a custar mais caros que alguns sedãs médios. Eles começam na faixa dos 40 mil, e alguns, com todos os equipamentos, custam cerca de 60 mil, e chegam perto dos 70 mil, e que podem ter, dependo do carro, teto solar, ar-condicionado, trio elétrico, ajuste de altura e profundidade do volante, bancos em couro, rádio com MP3, com entrada USB e Bluetooth, câmbio automatizado (Adventure com o Dualogic e provavelmente logo vai ter o ASG no CrossFox), chave canivete, computador de bordo, Air Bag, ABS (esses dois últimos serão obrigatórios em todos os carros), sensor de estacionamento, sensor de chuva, crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, GPS, entre muitos outros.
    

Um comentário:

  1. Geralmente são caros e não cumprem o que são prometidos, mas da para se divertir muito :D

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