segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Fun Cars


    Chamados de Fun Cars, Mini Cooper, smart fortwo (com letras pequenas mesmo) e Fiat 500 são os carros mais novos no Brasil desse segmento, inaugurado por aqui pelo VW New Beetle. Geralmente quem compra esse tipo de carro tem uns 2 carros na garagem e não se importam com o preço do carro, pois são carros de imagem.
    Vamos começar pelo for two. Ele é da marca smart, que pertence à Mercedes Benz. Ele usa um motor 1.0 turbo de 3 cilindros, de 84 cv e 12,2 kgfm de torque. Tem câmbio de 5 marchas, automatizado, tração traseira, e só tem dois lugares, com um porta-malas de 220 litros. Pelo número de lugares e pelo tamanho do porta-malas, só tem 2.4 metros de comprimento, e um entre-eixos de 1.87metros. Para não ocupar espaço, esse carro não tem estepe, que foi substituído por um kit que tem ua bombinha, para encher o pneu, e um spray que veda o furo. Dá para rodar cerca de 50 km com o pneu assim. Ele tem 3 versões no Brasil, todas importadas da França, ou seja, tem 35% de imposto de importação: coupe, de R$57.900,00; cabriolet (conversível), de R$64.900,00, e a Brabus, preparadora da BMW e da Mercedes que tem o mesmo nome, de R$92.900,00. Essa última versão tem um visual mais agressivo e tem 98 cv e 14,3 kgfm de torque.
    Já o 500 ( o modo certo de falar é tchinquetchento, que é como se fala 500 em italiano) é uma releitura do 500 original, carro que ajudou a Itália a sair da crise pós Segunda Guerra, assim como o 2CV na França. Ele usa um motor de 4 cilindros à gasolina, combustível também usado pelo smart e pelo Mini, carro que falarei a seguir, 1.4 16v de 100 cv e 13,4 kgfm de torque. Ele é fabricado na Polônia, na mesma fábrica onde é montado o Ford Ka europeu, que usam a mesma plataforma. Aqui ele chega com 35% de Imposto de Importação, em duas versões: Sport e Lounge, e ambas podem ser equipadas com o câmbio automatizado Dualogic, utilizado pelo Linea e por todos os carros da Fiat que usam o motor 1.8, exceto o Punto. Lá na Europa ele também tem uma versão conversível, o 500 CC, e uma versão Abarth, que prepara os carros da Fiat e são vendidos não como Fiat, ma como Abarth, o que não acontece com outras preparadoras. O CC simplesmente tem uma capota aberta, e o Abarth tem o motor mais forte (135 cv) e, consequentemente, melhor desempenho. Vamos aos preços: a Sport parte de R$R$ 62.870,00, R$66.930 com o câmbio Dualogic; e a Lounge, de R$ 64.900,00, e R$68.970,00 com o câmbio automatizado.
    O Mini também é uma releitura, mas, como o 500, é maior e bem mais moderno. No seu interior, uma coisa se destaca: círculos. Os designers desse carro exzgeraram nessa forma geométrica, principalmente no painel com o seu enorme velocímetro do tamanho da balança de um açougueiro no centro . Enfim, ele 2 motoes, pelo menos no Brasil: um 1.6 aspirado de 120 cv e 16,3 kgfm de torque, que equipa a versão Chilli, a de "entrada", e um 1.6 turbo de 175 cv e torque de 24 kgfm. Também existe a versão John Cooper Works, ainda não disponível no Brasil. Aqui ele está disponível em 3 carrocerias: a hatchback, como a da foto, Clubman, a versão perua, e uma versão conversível, a Cabrio. O Mini Cooper fechado tem as seguintes medidas: 1.41 m de altura, 1.68 m de largura, 3.70 m de comprimento e 2.47 m de entre-eixos. Como o 500, tem duas portas mas cabem 4 pessoas, mas é melhor só levar crianças no banco traseiro. Tem um porta malas de 160 litros, e na versão perua, a Clubman, não tem muito porta malas não, só tem 260 litros.

    Bom, vamos aos preços, de acordo com a tabela da Car Magazine (peguei dessa revista porque cada revista e site que eu via eu achava uma coisa, e nessa tabela eu achei mais versões): a Cooper Chilli, de entrada, com câmbio manual e 120 cv, custa R$86.900,00 (antes custava cerca de 93 mil reais, mas abaixou de preço devido à chegada dos concorrentes). Com câmbio automático, custa R$98.500,00. O Mini Cooper automático, também com 120 cv, tem como preço inicial R$114.900,00. Já a versão Cooper S, de 175 cv, custa R$119.500,00, com câmbio automático. A versão Cooper S Clubman aut. custa R$129.500,00. E a versão conversível, a Cooper S Cabrio aut., custa R$134.900,00. Todas as versões são importadas da Inglaterra. 

    No segundo semestre desse ano, chega ao Brasil o DS3, primeiramente como Fun Car, e só com 2 portas, e depois vem a versão "normal" para substituir o C3. O DS3 não é exatamente uma releitura de um clássico, mas homenageia o DS de 1955. De acordo com a 4 Rodas, ainda terão na família DS o DS4, baseado no C4, e uma perua/minivan DS5, inspirada no conceito C-Sportlounge, de 2005. Ele, como o Mini Cooper e o 500, pode ser configurado do jeito que você quiser: você pode escolher a cor ou a imagem, no caso do Mini, que vai no teto, retrovisores, e colantes de personalização. Lá na Europa, onde é permitido o uso do diesel em carros de baixa cilindrada, ele tem 2 motores a diesel e 3 a gasolina, dentre eles um motor 1.6 16v a gasolina de 120 cv e 24,5 kgfm de torque, que provavelmente é a opção que virá para o Brasil. Não há preço confirmado para o Brasil, mas, na Europa, a versão 1.6 16v turbo de 150 cv, custa 20.000 euros, e a básica 1.4 de 93 cv, cujo preço é 15.400 euros. Convertendo para o Real pela cotação de hoje, o valor da versão básica é de, aproximadamente, R$38.500,00, e a versão turbo é de aproximadamente R$50.000,00. Deve chegar para o Brasil com preços perto do 500 atualmente, por também tem o Imposto de Importação.

    Bom, vou falar de um carro de imagem também, que está saindo de linha mas em 2012 ele volta renovado, mais espaçoso e econômico: o New Beetle. Ele é uma releitura do Fusca, e está no mercado há mais ou menos uma década. Embora tenha ganhado uma ou outra reestilização, quase que imperceptíveis, o visual já está cansado. Para a despedida, a VW anunciou uma versão nova, a Final Edition, que é a da foto. Serão produzidos 1500 conversíveis e outros 1500 "normais". A VW não anunciou nada para o Brasil. Aqui ele só tem na versão fechada, usa o motor 2.0 de 116 cv e 17,3 kgfm de torque, e tem como opcional o câmbio Tiptronic de 6 marchas. As medidas são: 1,49 metros de altura, 1,72 m de largura, 4,08 m de comprimento e 2,5 m de entre-eixos. No porta malas cabem 209 litros.O preço parte de R$57.290,00, na versão manual, e R$61.090,00 com câmbio automático, de acordo com a tabela da Car Magazine.
    Como são poucos que estão dispostos a pagar por um fun car, venderam relativamente bem, de acordo com o site http://www.fastdriver.com.br/index.asp?codm=12&rkm=1&n=1: o New Beetle, melhor colocado entre os 4, está na 85ª posição e vendeu 2.641 unidades, o smart, em 2009, vendeu 832 unidades, e está na 125ª posição no ranking de vendas. Já o Mini Cooper, que ocupa a 132ª posição, vendeu 739 unidades. E o 500, que chegou alguns meses depois, está na posição número 147 e vendeu 460 unidades. Por serem poucos, desvalorizam bastate. Mas, como já disse várias vezes, os donos não se importam com isso pois pagaram pela imagem de ter um, não importa o preço.
    Todos vem bem completos de série, mas cobram (muito) por isso. Afinal, são carros de imagem, não tem bom custo-benefício. Quem compra carros assim, como eu falei no início, tem mais uns 2 carros na garagem e não se importam com o preço do carro, ou de ser o centro das atenções, pois chamam muita atenção. Pelo menos esses carros, por terem tamanho pequeno, são ótimos no caótico trânsito das grandes cidades e também acham vagas mais facilmente. Se você gostou dos Fun Cars, mas não tem dinheiro para um, uma boa notícia: o 500 vai ser produzido no México, ou seja, não será cobrado Imposto de Importação e deverá custar cerca de 40 mil reais.    

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