sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Segunda invasão chinesa


  
    Em setembro do ano passado, a chinesa Chery trouxe para o Brasil o Tiggo, um utilitário esportivo para competir com a EcoSport, e vem bem equipado de série, com itens como air bag duplo, ABS, EBD, ar-condicionado e CD player, tudo isso por R$49.990,00, embora a qualidade não seja das melhores. Ainda no primeiro semestre a marca trará o hatch médio Cielo, (teve até uma promoção para escolher o nome do carro, pois na China ele se chama A3, o que daria problemas com a Audi aqui no Brasil), o compacto Face e o subcompacto QQ, para competir com o Uno. Assim como o Tiggo, todos vem bem equipados.
    Vamos começar pelo jipinho, que só tem tração dianteira: ele vem com um motor 2.0 16v, de 135 cv e 18,2 kgfm de torque, e só é movido a gasolina, como todos os outros Chery. Tem as seguintes medidas: 1,70 m de altura, 1,76 m de largura, 4,28 m de comprimento e 2,51 m de entre-eixos, e tem rodas de liga aro 16" com pneus 235/70 R16. No porta malas cabem de 520 litros à  1.956 l, com os bancos traseiros totalmente rebatidos. Tudo isso por R$49,990, embora o acabamento deixe a desejar em alguns pontos. De acordo com a mesma revista, faz de 0 a 100 km/h em 12,1s, e consome 1 litro de gasolina a cada 8,5 km na cidade, enquanto na estrada ele consome 1 litro a cada 12,3 km. Por seu consumo e pelo tanque de 57 l, tem como autonomia máxima, usando-o na estrada, 701 km.


 
    O hatch médio Cielo, que na China se chama A3, foi motivo para uma promoção: para evitar problemas com a Audi, quem desse o melhor nome para o carro iria conhecer a fábrica da Chery na China, enquanto o segundo melhor nome conheceria a fábrica da marca chinesa no Uruguai. O primeiro lugar ficou com Ednilson Salvador, de Santa Bárbara D'Oeste/SP, e quem ganhou o segundo lugar foi da Melissa Machado, de Santos/SP.


 
    Voltando ao carro, ele usa um motor 1.6 16v, de 119 cv e 15,2 kgfm de torque. Ele faz de 0 a 100 km/h em 14,7 s, e tem como consumo urbano 9,1 km/l e rodoviário 13,5 km/h. Ele tem 2 carrocerias: hatch e sedan, que irão competir com os hatches e sedans médios e compactos completos de entrada, pelo preço, que deverá ser entre 40 e 45 mil reais, tais como Astra, Golf 1.6, Stilo Attractive, no caso do hatch, e Polo Sedan, Siena e Symbol, por exemplo. Ambos usam rodas aro 16" com pneus 205/55 R16, e com as seguintes medidas, no caso do hatch: 1,46 m de altura, 1,79 m de largura, 4,35 m de comprimento e 2,55 m de entre-eixos.


  
    O compacto Face , que deve chegar na faixa dos 30 mil reais, competirá com hatches dessa faixa de preço, tais como Gol, Palio, Sandero, em suas versões de entrada. Vem com itens de série como ar-condicionado, ABS, air bag duplo, trio elétrico, rodas de liga aro 14"com pneus 175/60 R14, rack, comandos de abertura interna de porta malas e tanque de combustível e sensor de estacionamento com alerta luminoso e sonoro. Ele usa um motor 1.3 16v de 83 cv e 11,6 kgfm de torque, e faz de 0 a 100 km/h em 14,2 s e faz no trech urbano 11,7 km/l, e em trecho rodoviário, 17,1 km/l. Tem as seguintes medidas: 1,52 m de altura, 1,58 m de largura, 3,70 m de comprimento e 2,39 m de entre-eixos, e cabem 190 l no porta malas.
    

  
    Já o subcompacto QQ, que virá para competir com o Mille e, como o Fiat, terá preço em torno de 23 mil reais, por enquanto é igual ao da foto ao lado, mas já foram flagrados alguns exemplares da próxima geração camuflados (para mais informações, acesse: http://carrosesegredos.blogspot.com/2009/11/visual-novo-para-o-pequeno-chery-qq.html ). Ele vem com um motor 1.1 de 52 cv e 8,5 kgfm de torque. Tem rodas aro 13" com pneus 155/65 R13 na dianteira e 165/65 R13 na traseira, e tem as seguintes medidas:  1,49 m de altura, 1,51 m de largura, 3,55 m de comprimento e 2,35 m de entre-eixos, e no porta malas cabem 190 l. Tem os seguintes itens de série: ar-condicionado, abertura interna do porta malas e do tanque de combustível e conta-giros. Alguns dos opcionais são direção hidráulica, ABS e até teto-solar.


  
    Você deve estar perguntando: "Se essa é a segunda invasão chinesa, qual foi a primeira?". A resposta é quando a Effa veio para o Brasil, em 2008, com o M100, o carro mais barato do Brasil na época, por já vir com ar-condicionado de série. Mas, no Longa Duração, em que a Quatro Rodas compra o carro, roda com ele por 60 mil km, vê o valor de revenda e desmonta o carro pra saber o estado de conservação das peças, o M100 não foi muito bem. Aliás, eles tiveram que interromper o teste com 42 mil km pela falta de segurança do carro em curvas. Se quiserem saber sobre o teste Longa Duração, acesse http://quatrorodas.abril.com.br/carros/duracao/effa-m100-515093.shtml. O da QR é diferente do atual, que é o da foto, que recebeu um facelift.
    No período entre o lançamento dos Effa e do Tiggo, até agora o único disponível, chegaram mais marcas chinesas, mas a da Chery é considerada a segunda invasão pois é a mais importante desde o lançamento da Effa, por ser uma grande marca chinesa que está tentando tirar o preconceito dos carros chineses e sua qualidade, embora também não seja das melhores. Algumas das marcas que chegaram nesse período são CN Auto, Chana e Great Wall.
    

  
    Mas ainda virão para o Brasil mais marcas chinesas, tais como JAC Motors (Jianghuai Automobile Company) e BYD Auto. A JAC já é confirmada para o Brasil, e será trazida pelo grupo SHC, do empresário Sérgio Habib, e-presidente da Citroën do Brasil e dono de revendas Citroën, Ford, VW, Jaguar  e da Aston Martin a partir de 2010, enquanto a BYD Auto está negociando com o empresário bilionário Eike Batista.
    A JAC vai trazer para o Brasil o sedan médio J5, a minivan J6 e os compactos J3 hatch e sedan. O J5 e o J6 virão com um motor Mitsubishi 1.8 de 143 cv, e os compactos virão com um motor 1.3 de 94 cv.
    

  
    A marca é a 11ª em vendas na China, e estima ter 50 concessionárias no Brasil em 2011, cobrindo as 31 maiores cidades do Brasil. Sérgio Habib estima que serão investidos 100 milhões de dólares, fora o gasto com concessionárias. Também estima que, em  2011, terão 1% do mercado nacional, vendendo, em média, 3.000 unidades por mês.
    Entrei em contato com a JAC pelo site (http://www.jacmotor.com.br/hot_jac.asp), e quando eles responderem, vou colocar aqui no blog.
    Já sobre a BYD não achei informações, mas se quiser ver os carros da marca, vejam o site (em inglês): http://www.byd.com/

 

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