domingo, 13 de junho de 2010

Ícones americanos


    Aproveitando a confirmação de que Camaro e Mustang serão trazidos para o Brasil por suas respectivas marcas, vou falar desses dois ícones americanos, e mais o Challenger, Charger, Corvette e Viper, que depois de décadas continuam em produção, e um pouco de sua história. Primeiramente, terá um pouco de sua história, e depois mais detalhes da versão atual. Por ordem alfabética, o Camaro é o primeiro. Vamos à uma pequena introdução:


    O Camaro é um carro fabricado pela Chevrolet, divisão da GM, também classificado como um “pony car”, ou carro pônei. Os carros pônei são assim chamados graças ao Ford Mustang 1964, que trazia um estilo totalmente próprio, esportivo ou de alta performance, de tamanho compacto, tudo a um preço acessível aos padrões norte-americanos da época.
    O Camaro foi lançado ao mercado em setembro de 1966, com o modelo 1967, claramente brigando com o Ford Mustang. Dividiu a plataforma e muitas peças com o Pontiac Firebird, também lançado em 1967. Quatro gerações foram produzidas até o final de sua produção, em 2002. Em Março de 2009, foi lançada a quinta geração do Camaro.
     Em meados de 1965, havia rumores que a Chevrolet estava trabalhando num competidor para o Ford Mustang, com nome Panther. Em 21 de junho de 1966, vários jornalistas receberam uma correspondência, informando que deveriam marcar o dia 28 de junho daquele ano para uma importante revelação. Naquele dia, então, 14 cidades estavam integradas via teleconferência para receber a notícia que os “Panthers” estavam sendo banidos da indústria automobilística e que em breve estariam presenciando o lançamento de um novo carro, com nome iniciando em a letra “C”. Quando os jornalistas receberam a notícia que o nome seria “Camaro” perguntaram: “O que é um Camaro?”. A assessoria de imprensa da Chevrolet emitiu nota informando que “Camaro se tratava de um pequeno animal viciado em comer Mustangs”. Em 29 de setembro de 1966, foi oficialmente colocado a venda.
    
http://www.arendstore.com.br/conteudo/0,259_Carros-Historia-do-Camaro.html
http://autobestcars.blogspot.com/2009/07/historia-ford-mustang.html 
http://www2.uol.com.br/bestcars/cpassado/corvette-3.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário